Vivendo, contando e inventando histórias

Uncategorized

Precisamos envelhecer mais rapidamente

Foto: artsy.net, reprodução de tela de Aida Muluneh

O culto à juventude amplamente estimulado nos tempos atuais e aceito pela maioria dos baby boomers – classificação etária das pessoas nascidas entre 1946 e 1964 e, portanto, nos dias de hoje com idade entre 70 e 52 anos – pode ser responsável por um dos mais angustiantes temas relacionados ao envelhecimento populacional: a manutenção de um padrão material para o estilo de vida considerado essencial para estas pessoas. Um aspecto que impacta na sociedade e não apenas nas vidas das pessoas desta geração.

Em geral, esta geração cresceu com padrões inatingíveis, não importa o quanto e quão duramente se trabalhe para atingi-los. Não importa o quanto da sua vida pessoal se dissipe nesta troca pela segurança material.

Dentro deste contexto cultural, as pessoas envelhecem tendo ainda os mesmos objetivos das gerações mais novas. Elas continuam trabalhando, consumindo e se comportando como se o tempo não passasse para elas. E vai se produzindo um fenômeno de superposição de gerações. Os baby boomers ficam “estacionados “ no tempo competindo em tudo com os mais jovens. Esta geração invade e disputa espaço com a faixa mais velha da população e com os mais jovens.

Os baby boomers não são estimulados apenas pela sua voraz necessidade de consumo mas também pelo fato de se ter cristalizado um conceito de que o valor de uma pessoa idosa é medido tanto mais pela sua capacidade de emular um adulto jovem altamente produtivo e eficiente. São consideradas exemplo a seguir pessoas que ainda trabalham, ainda correm maratonas, ainda agem e ainda tem a aparência de adultos jovens. Foi roubado dos mais velhos o direito de envelhecer como tal, digna e tranquilamente, com a compreensão de cada idade tem suas demandas e seus próprios critérios.

Parece ser preciso refletir sobre a vantagem de se buscar o jeito baby boomer de envelhecer. É vantagem para quem? Para a sociedade? Afinal, se ninguém envelhece, não será preciso arcar com a responsabilidade de tomar conta de ninguém. Que possíveis desvantagens a sociedade pode vir a ter? É preocupante que as outras gerações tenham seu espaço social bastante reduzido. Muito por pensar coletiva e individualmente.

Os baby boomers deveriam atentar mais para o resultado de pesquisas simples que revelam que a meia idade é o tempo considerado o mais infeliz da vida.

Quanto mais rápido se envelhecer mais rápido virá a libertação de todas as obsessões perseguidas na vida adulta jovem.

Questionar o estereótipo de continuar a ser jovem pode ser uma boa saída para si mesmo e para o mundo.

Releitura do artigo de Bill Thomas, M.D. , publicado em http://www.nextavenue.org/get-old-faster-says-this-geriatrician/

Links usados para a redação do texto e de leitura útil:

http://www.nextavenue.org/get-old-faster-says-this-geriatrician/

http://www.nextavenue.org/the-9-keys-to-a-happy-retirement/

http://www.nextavenue.org/theres-no-such-thing-as-a-midlife-crisis/

Escrito em 24/03/2016